28 de julho de 2011

Maquiagem infantil, você concorda?


Assim de primeira, você olha para essa menina e acha fofíssima, não?! Uma pequena mocinha, você pensa. Só que por trás disso tem uma questão muito importante e fundamental: será mesmo que é legal uma menina, melhor... uma criança andar toda maquiada por ai?
Do blog Dica Feminina tirei esse trechinho aqui: "A maquiagem infantil é uma maquiagem especial desenvolvida para meninas com pele sensível, os produtos para fabricação são desenvolvidos especialmente para a pele infantil." Ok, suponhamos que seja isso mesmo. Mas se a maquiagem infantil é tão legal assim, por que será que a gente não vê tanta propaganda desse tipo de produto? Eu mesma nunca vi sequer um banner na rua.
Eu acho bonitinho quando vejo uma menininha com um batonzinho rosa e tal, mas dai você ver uma criança de uns 5, 6 anos toda maquiada com blush, sombra e máscara é estranho! Na minha opinião chega a ser ridículo um indivíduo tão novo se portando como um adulto.


Com isso, a gente já parte pra um tópico mais sério. Ainda no post do Dica Feminina podemos ver a seguinte afirmação: "A maquiagem infantil deve ter uma intensidade mais leve para que a criança entenda que ela ainda é uma criança e não comece a se comportar como uma mulher adulta." Quanto à formula do produto tudo bem, é uma preocupação da empresa que faz a maquiagem. Mas será mesmo que as meninas depois de maquiadas e com as unhas feitas vão se prestar ao papel de criança de fato? Quanto digo papel de criança, falo justamente das nossas brincadeiras de infância: brincar de pique, jogar bola, pular amarelinha, pular corda, etc.


Eu tenho hoje 16 anos, mas graças a Deus minha família soube me proporcionar uma infância maravilhosa, curtindo tudo o que uma criança deve curtir. Eu fui ao zoológico, brincava na praça do bairro aos domingos, ia pra casa das amiguinhas brincar de boneca... É, eu acho que soube aproveitar meus tempos de criança! Hoje em dia, muita criança tem nojo de ir ao zoológico e tocar nos animais porque alguns ou são molhados ou podem casualmente babar na sua mão. Muitas meninas não brincam de nada que as faça correr para não suar nem borrar a maquiagem! Vejam bem, não estou generalizando... É claro que ainda tem criança que vê alguma graça nisso!
Pra mim, maquiagem é sim coisa de gente crescida! Eu mesma só vim me interessar por makeup no início desse ano, quando eu ainda tinha meus 15 anos. Não to dizendo de modo algum que todas as meninas devem seguir o meu exemplo, mas se as meninas nos seus 12, 13 anos começarem a entrar nesse mundo está de bom tamanho. É justamente a fase onde as bonecas vão perdendo a graça :)
Se você que está lendo for mãe de uma garotinha, pense bem antes de deixá-la ter uma coleção de makeups ao invés de uma coleção de bonecas... Se algum dia eu for mãe, creio que farei o possível para que minha filha seja, acima de tudo, uma criança como deve ser. Ou pelo menos como as crianças eram na minha época...
 XOXO