15 de setembro de 2011

Esmaltes: de onde vieram?

Eu conheço milhares de blogs de meninas que são apaixonadas por esmaltes e outras nem tanto  e vivem postando suas aventuras com seus queridinhos. É bem verdade que quase nenhuma mulher resiste a um bom esmalte, seja ele de qual for a cor...


Daí que eu me perguntei: "mas de onde será que veio essa ideia de colorir as unhas?" Foi então que eu descobri que desde 3000 e muitos anos a.C. a técnica de pintar as unhas com algum pigmento era usada por mulheres (principalmente) egípcias (Cleópatra A-D-O-R-A-V-A um vermelho escuro) e orientais eles estão em tudo. Mais ou menos em 3 a.C. os tons vermelhos e metálicos (feitos com prata, depois de algumas soluções químicas, claro!) eram TOP na hierarquia social. Depois disso, a técnica de colorir as unhas deu uma estagnada.
O esmalte como conhecemos hoje foi criado só em 1927 por Michelle Menard. O esmalte era aplicadode modo que a meia lua e a ponta das unhas ficavam sem esmalte. Nessa época, as mulheres de reputação eram proibidas de usar esmaltes de cores fortes.
Em 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon, com o auxílio de um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos para ser aplicado na unha toda. É o "nascimento" da marca Revlon e o lançamento da tendência de maquilhar os lábios e unhas da mesma cor. O esmalte se populariza e muitas estrelas de Hollywood eram vistas com unhas bem vermelhas. Em 1934 Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural e surge a unha postiça.

 Nos anos 70 começa a década dos esmaltes sintéticos e unhas longas. Os esmaltes acrílicos são substituídos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. Já nos anos 90, a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes e entram em cena os acessórios para a unha, como pedras preciosas e adesivos.
Para os anos 2000, as texturas e cores ganham ares futuristas. Surge uma nova profissão: designer de unha.

Fontes: http://pencefundamental.wordpress.com/tag/michelle-menard/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Esmalte_de_unha

Menina, vamos combinhar que é muito BAPHO saber que uma técnica que a gente ama de paixão hoje em dia foi inventada a milhares de anos, né?! Adorei saber disso e espero que você tenha gostado da curiosidade que acabei de compartilhar :D
 XOXO